3 de junho de 2009

Felizz

Posted by with 1 comment



10 mandamentos para manter a saúde no inverno



Com a chegada do inverno algumas doenças podem afetar os paulistas com mais facilidade. Problemas respiratórios e doenças de pele são mais comuns em épocas de baixas temperaturas. Também aparecem com maior constância algumas situações de risco. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde dá 10 dicas de como manter a saúde no período de frio:

- Praticar exercícios físicos no inverno é uma boa opção para quem tem asma ou bronquite. Esportes estimulam a respiração e a circulação sanguínea, reduzindo os distúrbios respiratórios. Claro, sempre bem agasalhado e seguindo recomendações médicas.

- As pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que soltam pêlos. Substituí-los por mantas de tecido sintético ou algodão pode auxiliar na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos.

- As alergias também podem ser reduzidas lavando e secando ao sol, antes de usar, mantas, cobertores e blusas de lã, guardadas por muito tempo em armários.

- Pacientes com antecedentes de doenças alérgicas respiratórias, como bronquite e rinite, costumam ter crises no inverno. É importante seguir as recomendações médicas e procurar o especialista de imediato.

-Com o frio a sensação de fome aumenta. Para não engordar vale não exagerar nos doces e alimentos gordurosos. A dica é ingerir alimentos e bebidas quentes (chás e sopas leves, por exemplo) em intervalos curtos e constantes.

- Atenção aos idosos, que freqüentemente sofrem com infecções respiratórias mais graves no inverno. É importante evitar o agravamento da doença, consultado um médico se os sintomas persistirem.

- Evite ambientes fechados, com aglomeração de pessoas e com pouca circulação de ar. A tosse e o espirro podem conter vírus e bactérias, facilitando a transmissão de doenças nestes locais.

- Fique atento às variações de temperatura. Em casa, no trabalho e em outros locais fechados costuma-se sentir calor, porém, ao sair destes ambientes a brusca queda de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças. Agasalhe-se antes de sair ao “ar livre”.

- Esteja alerta com fogueiras e lembre-se que os balões são proibidos e podem causa incêndios. Em caso de queimadura a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.

- Tome muito cuidado com o acesso de crianças pequenas na cozinha. Evite que brinquem neste ambiente, atraídas pelo calor. Líquidos e panelas quentes causam graves acidentes.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Não custa nada tentar né, afinal são coisas simples, que podem ajudar e muito.

Quero agradecer os lindos presentinhos que recebi da amiga Eneida!






Obrigada linda!
Conheça o blog do Adler clique e visite!
PhotobucketCorrendo Pulando Crescendo Photobucket





Photobucket

1 comentários:

Mary disse...

Passando prá deixar um beijo e dizer que também estou atacada da rinite...atchim! desculpe..beijo na Mel e no Adler também...