5 de maio de 2009

Curva glicêmica

Posted by with 1 comment
Photobucket
Nossa nem dá pra acreditar que fiquei sem blogar ontem.. as coisas foram acontecendo e quando eu percebi estava toda enrolada, como já comentei aqui tenho problemas no fígado e no coração e as vezes não sei o que acontece parece que eles combinam de não funcionar direito, sabe tirar uma folga de trabalho vital que é me manter.. enfim por esse motivo vira e mexe lá estou eu nos laboratórios da vida pra fazer exames, e mais exames hoje logo cedo tive de fazer as pressas uma bateria de exames incluindo curva glicêmica de 2 horas o que é um saco porque tive que ficar um tempão no laboratório exatas 4h e 30 mim, fiz o teste de tolerância a glicose afeeeeee acabei tendo uma crise de asma, saí de lá morrendo de fome porque estava fazendo um jejum de quase 16 horas, fui tomar café da manhã com minha amiga Mel e Capoft me descompensei, quase tive um treco, comecei a tremer a suar frio um horror, sorte minha que ela é enfermeira né rss. Mas enfim no fim tudo deu certo, Ainda estou um pouco tonta enjoada por causa da medicação que tomei para o fígado, mas vou ficar bem, vou deixar aqui um artigo sobre curva glicêmica pra vcs se inteirarem sobre o assunto.


Curva Glicêmica


Também conhecida como teste de tolerância oral à glicose (TTOG), a curva glicêmica consiste na administração de 75 g de glicose - em solução aquosa a 25% - por via oral, seguida de coletas seriadas de sangue, nos tempos 0 e 120 minutos, para a dosagem de glicose. Em crianças, administra-se 1,75 g/kg de peso corporal até a dose máxima de 75 g.

Agentes Etiológicos com Potencial Patogênico:
AUMENTO DA FORMAÇÃO
NORMAL até 139 mg/dl
INTOLERANTE(tolerância diminuída) intolerante à sobrecarga entre 140 e 200 mg/dl
DIABETES MELLITUS acima de 200 mg/dl

Para garantir a fidelidade dos resultados de um teste de sobrecarga oral à glicose, os seguintes cuidados devem ser tomados:
- nos 3 dias que antecedem a prova, o paciente deve ingerir, pelo menos, 150 g de carboidratos por dia;
- o paciente deve estar exercendo suas atividades físicas habituais, mantendo-se em regime alimentar usual, exceto pela adição da quantidade de carboidratos indicada no item anterior;
- o paciente não deve estar usando medicação que, sabidamente, interfira no metabolismo de carboidratos;
- durante o teste, o paciente deve se manter em repouso e, se possível, sem fumar;
- a prova deve ser realizada pela manhã, com o paciente em jejum de 8 a 12 horas.


Enfim é isso em pacientes gestantes o critério é um pouco diferente:


Triagem Gestacional

A dosagem da glicose, os tempos de coleta e os critérios diagnósticos são discretamente diferentes para mulheres grávidas. Em gestantes entre a 24a e a 28a semana de gravidez, pode ser realizado um teste de rastreamento em duas etapas.

Na primeira, faz-se a glicemia de jejum ou a glicemia de 1 hora após a ingestão oral de 50 g de glicose (sem necessidade de jejum prévio). Resultados de glicemia de jejum iguais ou acima de 85 mg/dL ou após sobrecarga maior ou iguais a 140 mg/dL são considerados positivos e com indicação de realização de TTOG.
A segunda etapa é aplicável aos casos que se enquadrarem nos critérios anteriores, e é realizado o TTOG com 75 g de glicose.

As amostras de sangue são colhidas nos tempos basal e de 120 minutos. Os limites de 126 mg/dL para glicemia basal e de 140 mg/dL após 2 horas são considerados normais. O diagnóstico de diabetes gestacional será firmado se pelo menos um dos limites estabelecidos como normais for ultrapassado.

Lendo assim parece simples né? agora é esperar os resultados pra ver no que dá.
Quero agradecer os presentinhos que recebi carinhosamente do blog ::Laços de Ternura::
Muito obrigada amei!






1 comentários:

Anônimo disse...

gostei de conhecer seu blogger.
Achei o que estava procurando"curva glicêmica" bjs.
Obrigado!