26 de maio de 2011

Noticiando os fatos.

Posted by with 9 comments

E fato e notório que muitos de vcs, meus leitores, amigos e parceiros ja perceberam a minha dificuldade em manter o blog atualizado, e estar em dia com os comentários.E é pra vcs meus leitores, que hoje venho me explicar.Quem acompanha o Purple Life sabe de toda a minha trajetória e luta contra a otosclerose(se perdeu leia aqui).De uns tempos pra cá como se não bastasse a degeneração auditiva eu comecei a sentir dores horríveis na cabeça, dói todos os dentes superiores, o lobo temporal esquerdo, e o ouvido,fiz inúmeros exames e nenhum apontou pra uma causa plausível para essa dor.Essa semana depois de fazer minha consulta com a cardiologista(outro problema a parte)ela me aconselhou a procurar um neurologista.Fui.

Depois de muito conversar e examinar os exames que eu ja havia realizado, ela chegou a uma possível causa para minha dor, segundo a médica estou com nevralgia do trigémio que também é conhecida como tique doloroso, a nevralgia do trigémio caracteriza-se pela disfunção do nervo trigémio (nervo craniano V), que conduz a informação da sensibilidade da face até ao cérebro.

Claro que eu pesquisei tudoooooooooo sobre isso, eu quero muito ficar curada rs e compartilho com vcs.

Sintomas

A dor pode aparecer espontaneamente, mas muitas vezes é desencadeada quando se toca um ponto em particular (ponto desencadeante) ou por actividades como lavar os dentes ou mastigar. Imediatamente podem sentir-se em qualquer ponto da metade inferior da face guinadas repetidas de dor intensíssima, como se se tratasse de relâmpagos. Na maioria das vezes, a dor incide na zona da maçã do rosto próxima do nariz ou na área da mandíbula. A crise de dor pode repetir-se até cem vezes por dia, chegando por vezes a determinar uma incapacidade total.

Diagnóstico

Embora não existam exames específicos para identificar a nevralgia do trigémio, o seu diagnóstico é fácil, dadas as características da dor. Os médicos tentam também descartar outras causas possíveis de dor facial, como doenças da mandíbula, dos dentes ou dos seios, ou então uma compressão do nervo trigémio por um tumor ou um aneurisma.

Obs:( no meu caso foi pedido diversos exames, como Angiorressonâcia do Encéfalo, Ressonância magnética de ossos temporais,Potencial evocado auditivo, Angiotomografia de crânio e condutos auditivos e eletroencefalograma em sono, vigília e foto estimulo( esse ultimo serve para verficar epilepsia).

Tratamento

Os analgésicos clássicos não costumam ser úteis, dado que os episódios de dor são breves e recidivantes, mas outros fármacos costumam aliviá-los, especialmente os anticonvulsivantes (que estabilizam as membranas dos nervos). Primeiro é habitual experimentar-se a Carbamazepina, mas pode prescrever-se a fenitoína se aquela não der resultado ou produzir reacções adversas graves. Em alguns casos podem ser eficazes o baclofeno e alguns antidepressivos. São frequentes as remissões espontâneas, embora muitas vezes os episódios possam estar separados por longos intervalos de tempo sem sintomas.

Por vezes a nevralgia do trigémio surge como consequência de uma artéria que passa por um trajecto anómalo e que comprime o nervo adjacente ao cérebro. Nesses casos está indicado o tratamento cirúrgico, que consiste em afastar essa artéria do nervo, conseguindo-se assim aliviar a dor pelo menos durante alguns anos. Quando a dor não responde aos fármacos ou se uma pessoa não pode ser operada por qualquer motivo, pode recorrer-se a um ensaio que consiste na injecção de álcool no nervo para bloquear a sua função temporariamente. Se isto aliviar a dor, o nervo pode ser seccionado ou mesmo destruído permanentemente com a injecção de um fármaco. Estes procedimentos causam muitas vezes queixas na face e deverão considerar-se só como último recurso.

Obs( Eu ja estou fazendo uso da Carbamazepina, hoje foi o segundo dia, me senti péssima, com enjôos, cabeça pesada, tonta, raciocínio diminuído, fiquei a maior parte do dia deitada, porque assim evito acidentes, espero que esses efeitos sejam somente nos primeiros dias de uso da medicação, estou tão acostumada a estar na ativa e com essa medicação me sinto cansada e com sono a maior parte do tempo, vocês não imaginam a dificuldade que eu estou tendo pra escrever esse texto.Espero sinceramente que tudo passe, e que em breve eu possa estar contando somente coisas boas a vcs!

Enfim Houve um momento em que fiquei muito chateada, mas chateada mesmo, pensei comigo mesma o que mais me falta acontecer??
Diabetes,Otosclerose ,zumbido no ouvido,Bloqueio atrio ventricular, e agora nevralgia do trigémio, fora os nódulos que tenho no seio que é melhor nem comentar.Fiquei muito triste, e ainda estou triste, chateada, com um monte de exame pra fazer,mas vai passar, vou tentar vir aqui no blog mais vezes, me distrair fazendo o que gosto.Colocar na tela o que me vai na alma.De Purple life a black life kkkk.Grande beijo a todos!



9 comentários:

Nicolas Alef disse...

Amiga, vc é enfermeira, a melhor que ja conheci, talvez por isso, por conhecer todo o quadro clinico e a evolução da doença vc esteja tão triste e descrente.Mas deve se lembrar que a Carbamazepina apesar da sua bula assustadora, traz muitos benefícios, no começo vc vai se sentir mal, com tonturas enjoos, (como vc deve estar sentindo agora)mas isso passa, e vc verá que com a medicação os episódios de dor vão diminuindo e se Deus quiser vão sumir pra sempre.Tenha fé. Eu sei que vc ja sabe de tudo isso, talvez até melhor que eu, mas vale te lembrar que além do remédio vc tem amigos que são a sua injeção de animo! te amamos!

Felipe Martinez disse...

Tenha fé minha amiga, que com fé tudo se resolve, Deus esta olhando por vc!

Morgana Mendes disse...

Amiga,tenha fé e coragem pra dar o passo seguinte, saiba que estamos do seu lado te apoiando viu!Logo vc vai estar se sentindo melhor se Deus quiser! Beijos conta comigo!

Marcio Sermond disse...

Amore, tudo vai dar certo, vc vai ver,imagino o quanto esta sendo difícil pra vc suportar essas crises, dizem que são terríveis eu li num site que essas dores são as piores que existem, dizem que doi mais que cólica renal, nossa.Mas fica bem amiga agora tomando o remédio vc vai melhorar se deus quiser!Estarei orando sempre por vc!eu nunca vou desistir de você
E pela a tua vida eu vou interceder
Mesmo que eu esteja longe
Meu amor vai te encontrar
Porque você é impossível de esquecer... beijos.

Anônimo disse...

Olá pesoa linda do meu coração:)
Se pega com Deus só ele pode curar e te trazer de volta sua saúde...
Vou pedir em minhas orações por você e se Deus quiser ele vai querer você vai ficar logo logo livre desse problema tá confie nele.

Um grande beijo para você
fica com Deus!

Anônimo disse...

Olá linda!
passando para saber se você
tá melhor,espero que sim...

Tarde linda para você
beijos fica com Deus!

Rosa Mattos disse...

Rô, quanta coisa está passando, puxa. Está fazendo tudo certinho e se cuidando, certamente os remédios irão diminuir as dores. Nem sei o que dizer. Sentir dor é muito ruim. Conviver com ela diariamente mais ainda. Espero que esta fase difícil passe e você fique bem. Beijosss.

Lindalva disse...

Sim querida amiga conheço a cruz que carregas há muito.. faz parte do teu carma, mas sei que eis uma mulher de força e guerreira, e sei tb que quando não apareces não é porque queres, mas porque foi impingida por tua "sorte" de vida.... Continua firme e forte minha amiga Rosária... Olha Meu aniversário está chegando e quero partilhar com meus amigos seja real ou virtual (os amigos do coração)... o convite da festa está na Ilha esperando por você... mesmo senão estiveres presente sei que estará em coração. beijos enormes e muita luz em teu caminhar!

Anônimo disse...

J'aime vraiment votre article. J'ai essaye de trouver de nombreux en ligne et trouver le v?tre pour être la meilleure de toutes.

Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

Mon blog:
credit simulation puis Rachat De Credit surendettement