22 de março de 2010

Segundona agitada, hoje é dia de vacinação!

Posted by with 5 comments
Mais um fim de semana perfeito se acabou, e a segundona desponta soberana, trazendo um lindo céu azul com um sol resplandecente.. Mas hoje nem o sol me amina, alias não sou muito intima do sol, ele me faz mais mal do que bem, basta ficar uns 30 minutinhos exposta a ele que lá vem alergia, acho que sou a única criatura na terra, que corre dele, sim porque o Michael Jackson já morreu né, Graças a isso estou excessivamente branca, sem cor, o Adler então tadinho esta quase transparente de tão branco, mas no caso dele não adianta, ele já nasceu assim, minha família paterna é de uma alvura incrível, enquanto a família de minha mãe tem a cor mais linda que já vi.Minha mãe é uma mulata, de pele de pêssego, cor chocolate, linda, pena que meus genes não me favoreceram.. Nada contra ser branca, mas acho que se tivesse um pouquinho mais de melanina, não teria tanta alergia e poderia curtir mais praia e piscina.

No fim de semana como sempre, maridão trabalhando tive de passar a maior parte do tempo com meu filhotinho, que esta em fase de prova, estudando adoidado pra dar conta.., mas a noite a gente saiu um pouquinho pra relaxar, levamos ele no restaurante que ele gosta, compramos a sobremesa preferida.Um big colegial numa taça imensa coberto de chantili e muito chocolate.Ele adora.
Mas acabou o fim de semana e cá estamos na correria como sempre, hoje começa a campanha de vacinação a segunda fase dela, já era pra ter me vacinado, na primeira fase, mas confesso que fiquei muito apreensiva, então fugi da primeira fase esperei pra ver os efeitos que ela tinha em meus colegas de profissão primeiro.Mas como eu tenho outras vacinas não tem jeito vou ter de tomar de qualquer maneira essa semanae acabar logo essa agonia, estou pensando se vou hoje ou amanhã, liguei no posto da minha cidade e a vacina ainda nem chegou afeeee. Os profissionais ainda estão esperando chegar as doses, eu ainda estou um pouco apreensiva com essa vacina, afinal ninguém nunca tomou ela antes não se sabe ao certo seus efeitos etc. Mas pelo bem da ciência e da população eu vou tomar, afinal sou diabética e todo cuidado é pouco né. Também tenho uma bateria de exames auditivos pra fazer hoje, por causa daquele meu velho amigo, o barulho no ouvido...vamos ver o que se resolve né.

Vou deixar aqui o calendário de vacinação prestem atenção nas datas!

Photobucket

A segunda etapa, entre 22 de março e 2 de abril, abrangerá grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos. Na lista, entram doenças do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com debilitação do sistema imunológico e obesos grau 3 --os antigos obesos mórbidos. As gestantes começam a ser imunizadas nesse período e poderão tomar a vacina em qualquer outra etapa.

As crianças de 6 meses a 2 anos devem receber meia dose da vacina e, depois de 21 dias, poderão tomar a outra meia dose.

Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da terceira fase, que vai de 5 a 23 de abril. A quarta e última etapa, de 24 de abril a 7 de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, os idosos serão imunizados para a influenza sazonal, como todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe pandêmica. A estratégia foi elaborada de forma que a população dessa faixa etária se dirija aos locais de vacinação apenas uma vez.

Veja a lista de doenças crônicas

- Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);
- Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
- Asmáticos (formas graves);
- Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
- Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
- Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
- Diabetes mellitus;
- Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
- Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
- Doença hematológica (hemoglobinopatias);
- Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
- Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
- Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Fonte: Ministério da Saúde

5 comentários:

Catia souza disse...

NOSSA AMEI SEU BLOG MUITO INFORMATIVO E INTERESSANTE, TAMBÉM TENHO DIABETES, É BOM PODE VER QUE NÃO ESTAMOS SOZINHOS NESTA LUTA. BJ

Juliana disse...

gostei muito do post sobre o calendario de vacina, também tenho um pouco de medo de me vacinar, afinal que garante que essa vacina não tem efeitos colaterais horriveis, mas como vc mesma diz pelo bem da ciencia lá vamos nos.

Luciana disse...

OI Rosário, quanto tempo sem passar por aqui! Adorei saber das últimas novidades... quanto a vacina, melhor vc tomar logo, não??? Vou essa semana conversar com a pediatra do smeninos para saber se eu os levo ou não... eles são alérgicos, asmáticos, mas não sei se se encontram no time das doenças graves já que, graças a Deus, nada é crônico! Bj

Van =) disse...

Tem selinho pra você no meu blog!
bjs

Anônimo disse...

Bom Dia!
Passando para deixar meu carinho e lhe
oferecer 2 Selinhos...
Selo Esse Blog é Encantador)
Selo Beijos de Luz no Coração)
Espero que goste!

Um belo dia para você beijos fica com Deus!