Nossa só hoje me dei conta de que a páscoa esta super perto, ainda nem tive tempo pra comprar nada, quase não deu pra postar hoje, correria, mudança de horário, imprevistos argh tudo que eu detesto, sou do tipo que gosta de seguir o cronograma não gosto de imprevistos, tento sempre ter um plano B pra tudo dar certo, no final, mas nem sempre as coisas saem como gostaríamos.

Já comecei a me organizar pra páscoa, o almoço da sexta feira santa na casa da mamãe, o almoço de páscoa com toda a familia reunida aqui em casa, a troca dos chocolates parte preferida do Adler.. Mas a páscoa não é só isso,(embora muita gente ache que sim)Páscoa é muito mais...
Vamos ver...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Feliz Páscoa em vários idiomas.



Bjokas!

date 30 de março de 2009

0 comentários to “Pascoa”

gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget